Close

BIOGRAFIA

Paula Cinquetti

Natural de São Paulo, capital, Paula Cinquetti começou a atuar como fotógrafa profissional no mercado editorial em 1999. Aprimorou a sua formação trabalhando com grandes mestres da fotografia brasileira e internacional: o fotojornalista Walter Firmo (RJ, SP e diversas viagens pelo Brasil e França), o fotógrafo americano, membro da Agência Magnum Photos, David Alan Harvey (BA, SP e NYC), o printer fine arts Silvio Pinhatti (SP) e o fotógrafo de moda e consultor em fotografia digital Clicio Barroso (SP), adquirindo conhecimentos para trabalhar amplamente com fotografia.

Como repórter fotográfica, realizou coberturas internacionais como a posse do primeiro presidente indígena latino-americano, Evo Morales, na Bolívia (2006), as eleições do primeiro presidente americano afrodescendente, Barack Obama (2008) e coordenou a cobertura fotográfica da eleição e posse da primeira mulher presidente no Brasil, Dilma Rousseff (2010-2011), além de outras pautas políticas, pela Agência Senado. Publicou retratos e reportagens nas revistas National Geographic Brasil, Brasileiros, Show Bizz, Caros Amigos, entre outras, além de capas de discos, cobertura de shows e making of do documentário musical “Ventos que Sopram Maranhão”, produzido pela Olho Filmes e Gaya Filmes para o canal Curta!.

Paralelamente à produção fotográfica, desenvolveu projetos de organização de acervos fotográficos (2007-2014) e ministra cursos, palestras e consultorias para criação de fluxos de trabalho com fotografia digital (2009-atual). Realizou, juntamente com outros fotógrafos documentaristas (2009-2012), o projeto Offestival: intervenção urbana com fotografia, interagindo nas diversas cidades-sede dos festivais: FotoRio, Paraty em Foco, SP Photo Fest, FestFotoPOA, Mês da Fotografia de Brasília, Foto em Pauta Tiradentes, Foripa na Foto, Festival Hercule Florence e NY Photo Festival.

Como coordenadora de fotografia no Senado Federal (2009-2014), modernizou o fluxo de trabalho, o acesso ao acervo digital e a produção fotográfica da Secretaria de Comunicação Social e, entre outros, coordenou o projeto “100 fotos do ano – o dia a dia no Senado Federal”, retrospectiva do ano legislativo brasileiro em imagens, reunindo a produção dos fotógrafos que atuaram na Agência Senado a cada ano, nos formatos livro, exposição itinerante e cartões postais para distribuição aos visitantes do Congresso Nacional.

Atualmente dedica-se à releitura da experiência política vivenciada em Brasília e a novas paisagens para seus ensaios autorais, reportagens documentais e retratos na área musical e político-social, atuando como colaboradora da Agência Pública, da Gravadora Saravá Discos e com projetos independentes no sertão do Maranhão e comunidades indígenas, além de pesquisas iconográficas para cinema documental e teses acadêmicas (pós-doutorado na ECA-USP “A imagem do presidente. De Getúlio a Lula: a construção da identidade”, de autoria da Profa. Dra. Simonetta Persichetti, com supervisão do Prof. Dr. Boris Kossoy; documentários longa-metragem “Servidão”, dirigido por Renato Barbieri; “De Longe Toda Serra É Azul” e projeto de série para TV “Brasil Tribal”, ambos do cineasta Neto Borges, baseados em livros do indigenista Fernando Schiavini)